Criada em Espanha uma Cátedra dedicada à Inteligência Artificial e Democracia

2021-07-23

 

Na vizinha Espanha, o Ministério dos Assuntos Económicos e Transformação Digital, o Instituto da Governança Democrática e o Instituto Universitário Europeu juntaram-se para criar uma Cátedra dedicada à Inteligência Artificial e Democracia.

O objetivo é investigar, transferir conhecimento, divulgar e inovar sobre a temática dos desafios sociais e éticos relacionados com o desenvolvimento da Inteligência Artificial como parte da estrategia da Espanha Digital2025.

"La finalidad de las actividades contempladas en el convenio es promover sinergias de investigación entre universidades y centros de investigación mediante redes de cooperación interuniversitaria, así como con empresas y administraciones con el fin de garantizar los derechos democráticos de la ciudadanía en el empleo de sistemas basados en IA", lê-se no prospeto de promoção. Os autores do projeto afirmam que se pretende dotar a transformação digital de "um caracter socal e humanista, pondo o foco nas pessoas e abordar os dilemas éticos, soiais e culturais, ao mesmo tempo que pretendem preservar os direitos e valores democráticos no mundo digital e em torno das tecnologias como a IA.


Deixar comentário



Lista de comentários