Eleições Autárquicas 2021: chegou a campanha eleitoral... por Paulo Monteiro, diretor do Jornal Correio do Minho

2021-09-14

Eleições Autárquicas 2021: chegou a campanha eleitoral...

 

A partir de hoje e até 24 de Setembro decorre a campanha eleitoral com vista às Eleições Autárquicas de 2021 marcadas para domingo, 26 de Setembro.

Pela primeira vez na história da democracia portuguesa nunca a maioria das câmaras municipais do Minho tiveram tantos candidatos a concorrer. E isso é bom, é positivo, é sinónimo de que a democracia está bem viva, ao contrário do que muitos possam pensar ou de outros que até falam de que a nossa democracia passa por maus momentos. Nada disso, tudo é sinónimo de vitalidade. E ainda bem.

Mas isso também significa que a nossa tarefa, se já era muito - mas muito - complicada no passado, se torne agora ainda mais complicada.

Daí que temos de fazer e definir alguns critérios e torná-los públicos para que o escrutínio seja claro.

A partir de hoje e até 24 de Setembro a nossa prioridade centra-se nos candidatos à Câmara Municipal de Braga. Mas, porque estamos perante um cenário de oito candidatos, não nos é possível acompanhar todos, 24 horas por dia, nem fazer a cobertura de todas as suas iniciativas. Daí que decidimos que iremos estar presentes nos momentos mais importantes de cada candidatura e, ao mesmo tempo, atribuir o mesmo espaço quando recebermos material das candidaturas.

Em relação a todo o outro universo, deste as freguesias do próprio concelho de Braga até todos os outros concelhos do Minho, publicaremos, dentro do possível e do espaço próprio, o material que nos forem enviando das suas iniciativas, tendo nós, neste particular, todo o cuidado para sermos o mais equilibrados possíveis num princípio da igualdade. De outro forma não nos é possível acompanhar de uma maneira minimamente aceitável a campanha eleitoral para as eleições autárquicas... Vamos, a partir de amanhã, fazer a melhor cobertura possível, dentro das páginas disponíveis para o efeito e dentro dos condicionalismos a que, também este momento pandémico, ainda nos obriga.

Aproveitamos para dizer que também temos algumas e boas novidades.

A primeira já a concretizamos: entrevistar todos os candidatos à Câmara Municipal de Braga. Foram oito entrevistas transmitidas pela rádio Antena Minho, publicadas em video nas redes sociais da rádio e publicadas no jornal Correio do Minho. Este ano optamos por fazer só aos candidatos à autarquia e prescindir dos candidatos à Assembleia Municipal devido, como já referimos, ao número elevado de candidatos.

Também optamos, este ano, por não realizar o debate, em directo, com todos os candidatos à Câmara Municipal de Braga e optamos por outro registo diferente e de maior proximidade. A nossa opção recaiu por debates com os candidatos às freguesias da malha urbana da cidade de Braga: Junta de Freguesia de São Vicente, União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto, União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e ainda Junta de Freguesia de São Victor.

O primeiro debate será transmitido no dia 17 na rádio Antena Minho e nas redes sociais da rádio e do jornal. No dia seguinte a cada debate será publicada uma reportagem com um resumo no jornal Correio do Minho.

Mostradas as cartas deste grande ‘jogo’ autárquico só resta fazer um pequeno pedido: não se esqueça de no dia 26 de Setembro votar. O seu voto é importante. Não conte com a opinião e com o voto dos outros. Pode ser sempre diferente do seu Diga não à abstenção. 

Vote!

 

Paulo Monteiro


Deixar comentário



Lista de comentários