Governo lança site contra as armadilhas da desinformação que "mina as democracias"..

2021-09-08

 

Chama-se  "Leme- Literacia e Educação Mediática em Linha", pode ser consultado em leme.gov.pt e pretende que os cidadãos sejam pessoas informadas. "A valorização da literacia mediática é fundamental por questões de cidadania e de participação social, para que todos possam participar de forma informada", refere o secretário de Estado do CInema, Audiovisual e Media, em declarações citadas pela Agência Lusa.

Nuno Artur Silva que coloca o enfoque da inicativa no trabalho dos educadores, considera que "a valorização da literacia mediática é fundamental por questões de cidadania e de participação social, para que todos possam participar de forma informada".

O site, embora dirigido a todos os cidadãos, coloca ênfase nos alunos das escolas: "isto que nós estamos a fazer parece-nos fundamental para a defesa da democracia, porque é, no fundo, dar aos cidadãos desde muito pequenos a capacidade de poderem perceber como é que se devem informar, ou seja, ao que é que têm de estar alerta para perceber se uma informação que lhes chega é correta, se as fontes são credíveis, se não estão a ser enganados".

O site resulta do trabalho conjunto de investigadores, professores, jornalistas e representantes das instituições públicas, uma iniciativa de combate à desinformação que "mina e destrói a democracia".


Deixar comentário



Lista de comentários