Hoje é o Dia Internacional da Democracia. Sabia?

2021-09-15

 

A ONU instituiu em 2007 o Dia 15 de Setembro como Dia Internacional da Democracia. Poucos o saberão. Recordamos a mensagem do seu secretário-geral, publicada ontem pelos serviços de imprensa da ONU. "Pedindo maior observação dos Direitos Humanos", António Guterres recorda que "as lições aprendidas com a pandemia devem ajudar a fortalecer a democracia e a resiliência em momentos de crise".

Destacando os que são vítimas de injustiças sociais que o impacto da Pandemia atinge particularmente, afirmou que "essas disigualdades históricas são uma ameaça à Democracia".

António Guterres defendeu, ainda, que "o fortalecimento da Democracia deve passar pela genuína participação de todos nas tomadas de decisão" e que os "protestos pacificos, a participação de mulheres, minoriais religiosas e étnicas, comunidades índigenas, pessoas com deficiência, defensores do meio ambiente e jornalistas devem ser levados em conta na formação de sociedades saudáveis".

A terminar, o secretário geral das Nações Unidas considera que a "Democracia não sobrevive nem se fortalece em lugares sem espaços cívicos", apelando ao compromisso com um futuro" em que os direitos humanos e o Estado de Direito sejam fundamentais para a Democracia".

 

 

 

 

 

  


Deixar comentário



Lista de comentários