O Futuro da Europa passa por aqui

2021-05-06
O Futuro da Europa passa por aqui
Hoje, dia 9 de Maio, Dia da Europa, deve-nos fazer refletir sobre se queremos ou não ter uma palavra a dizer, se queremos ou não influenciar o nosso futuro conjunto. EU quero! A Europa não é apenas um espaço económico, é um território de e para as pessoas. E cada um de nós, na diferença e na diversidade, tem o direito e o dever de se manifestar pelo aprofundamento da Democracia. A Conferência sobre o futuro da Europa conduz-nos a uma oportunidade única, a um desafio para o qual é necessário o contributo de todos. Este começa no lugar onde vivemos, onde trabalhamos, onde construímos o nosso bilhete de identidade da Cidadania.
A oportunidade de fazermos parte deste debate, que se oferece a todos os cidadãos e cidadãs de Braga é única, na medida que nos confere a legitimidade de defender os valores e princípios que consagram a Democracia como melhor modelo de governação. O que queremos individual e coletivamente só será alcançado na medida em que tomarmos a palavra e nos conciliamos com a nossa consciência política como cidadãos.
Esta é uma oportunidade para afirmar a nossa vontade, a nossa opinião, a nossa visão– um tempo para nos unirmos na capacidade de influência que cada um de nós pode exercer enquanto cidadão e cidadã; um tempo para não continuar a perpetuar no aconchego individual a ideia de que a Democracia é um dado adquirido. Não é!
A nossa capacidade de influenciar o destino do território e o seu modus de vida, da governação da coisa pública, depende de cada um. Não podemos nem devemos ter medo de ser cidadãos. Não somos apenas pessoas, números, referências. Somos parte integrante e determinante para o futuro que queremos em sociedade.
Eu quero influenciar.
Conto consigo, Conto contigo, Conto com todos
Abraço,
Paulo Sousa

Deixar comentário



Lista de comentários